17 de nov. de 2010

Muito prazer, me chamo Terra

 

Tudo possui um começo, tudo possui energia e tudo está em equilíbrio... Ao menos deveria estar.

No meu começo tudo era fogo mas ao longo do tempo isso mudou - e continua mudando. A minha terra fora habitada por povos ( primeiro os nômades)  que, posteriormente, plantavam para comer e matavam apenas para sobreviver. Tudo estava tranqüilo, até o dia em que evoluíram um pouco e fizeram a primeira troca de produtos – aí nasceu o que chamamos de capitalismo.

1750. O desejo materialista, o capitalismo, cresceu. As pessoas querendo sempre mais, querendo inovar, causaram as Revoluções Industriais.

Em menos de 300 anos os seres – humanos me revolucionaram. Criaram máquinas para produzir mais, desenvolveram a medicina (sabe-se lá o por que, já que eles mesmos criaram o “fast-food” , desaprenderam a comer, estragaram os alimentos, me poluíram, envenenaram meu solo ... desaprenderam até a respirar – e não é exagero, basta apenas perceber o movimento da barriga de um recém-nascido e de um adulto na jornada pelo poder.), inventaram eletrônicos que, apesar de útil, poluem meu interior ... E exterior também.

Exagero é dizer que 20% dos meus “hóspedes” dominam os outros, já que esse número, talvez, com muito esforço, não chegue a 10%. Mas é isso aí: 10% de mim, do Planeta Terra, domina 90%. 10% dita: “Seja magro, lindo, compre futilidades modernas e tome coca-cola”. 88% obedece, 2% - ou um pouco mais - tem visão do mundo, e vive na humildade, não por necessidade, mas por querer.

Até que ponto a Revolução é boa?

Hoje não matam para comer. Comida que poderia alimentar a Etiópia está alimentando os bois que vocês ingerem. A água potável, quase escassa, idem.

Enquanto uma minoria usufrui dessa Revolução, grande parte olha a modernidade pela “Janela do Barraco”. Ou vocês acham mesmo que a classe baixa tem condições de adquirir as “modernidades do mundo moderno”?

Até que ponto vale a Revolução, para alguns, se pessoas morrem de fome e sede todos os dias? E se morrem de frio ou calor, quem vai se importar? Quem vai te mostrar a má e porca realidade de hoje? A Globo?

Contribuir com o aquecimento global e com o lixo espacial vale a pena, pela Revolução? Dar dor, sofrimento e hormônios, aos animais, para uma maior produção, é justo? São terráqueos como vocês.

Poluir o planeta, a sua casa, para a sua satisfação, é necessário?

Como tudo deve estar em equilíbrio, meu final será um grande mar salgado e poluído. Afinal, nasci do fogo.

E viva a Revolução! Uma revolução diferente é a única coisa que pode evitar essa calamidade. E cabe a vocês, humanos, aumentar os 2% que tem a boa visão do mundo. Ande a pé, de bicicleta, viva a simplicidade e saiba: tudo é possível se você quiser!

Muito prazer, meu nome é Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário